19, maio, 2024
Prêmio Carver Mead, O ‘mago’ Do Vale Do Silício Que Miniaturizó Os Computadores

Prêmio Carver Mead, O ‘mago’ Do Vale Do Silício Que Miniaturizó Os Computadores

Prêmio Carver Mead, O 'mago' Do Vale Do Silício Que Miniaturizó Os Computadores 1

Os computadores, os celulares inteligentes e tablets têm transformado a maneira como trabalhamos e nos comunicamos. Carver Mead (Califórnia, 1934) é um dos homens que tem feito o possível pra que estes dispositivos eletrônicos são muito mais potentes e leves. A Fundação BBVA quis distinguir o serviço nesse cientista do Instituto de Tecnologia da Califórnia, outorgando-lhe o seu Prémio Fronteiras do Conhecimento na ordem de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

O prêmio foi divulgado nessa terça-feira em Madrid. Carver Mead não só conseguiu que os pcs sejam onipresentes em nossa existência cotidiana. Foi o primeiro a prever, no começo dos anos setenta, a indústria cresceria de modo exponencial, graças ao desenvolvimento de microchips ainda mais poderosos e pequenos.

Cunhou a conhecida como ‘Lei de Moore’, de acordo com a qual a prática de processamento dos pcs dobra a cada ano e meio. Mead, que trasnochó para intervir em directo durante o anúncio de teu prêmio (na Califórnia, eram as 2 da madrugada). Afirma o professor que neste instante logo considerava óbvio, o papel que a computação e a comunicação viriam a realizar na transformação do mundo: “Os detalhes a respeito quais produtos surgiriam não estavam de todo claros”, alega.

Seus trabalhos têm contribuído enormemente pra torna-lo realidade, o futuro que imaginou há quarenta anos. Suas investigações tornaram possível o projeto de chips cada vez mais elaborados, como os processadores usados em notebooks, celulares, leitores de DVD ou automóveis.

Foi o criador dos dispositivos VLSI (sigla em inglês de Sistemas Integrados em Escala Muito Grande), constituídos por milhões de componentes. Graças ao teu trabalho, foi possível sistematizar a concepção de novos e poderosos chips para que possam desenvolvê-los assim como por pessoas sem conhecimentos especializados em física.

  • L. Fisher, The Perfect Swarm: The Science of Complexity in Everyday Life, Basic Books, 2009
  • País: Hungria
  • Summon: Instalador de Aplicativos.
  • Editar o registro remotamente a partir de outro computador que esteja na rede
  • Berry Kroeger
  • três a Rebelião das máquinas

Carver Mead é uma das figuras mais destacadas do Vale do Silício, e um dos cientistas que melhor encarna o espírito. Seu nome está intimamente ligado às investigações a respeito do silício e semicondutores, até o ponto de que é considerado o pensador mais influente em tecnologia que utiliza esse material. Também se interessou por sistemas neurais biológicos e desenvolveu as primeiras retina e cócleas de silicone.

Para aprender o funcionamento do olho, aponta o engenheiro, é muito benéfico reproduzir artificialmente. E é que, como sublinhou o Rum Ho, arquiteto de Hardware VLSI do laboratório Oracle e um dos participantes do júri, é penoso sobressair apenas uma de suas contribuições. Em conexão ao desenvolvimento de novos objetos pra indústria eletrônica, Mead acredita que o grafeno “é estupendo a partir de uma promessa científica”: “Desejo que jogue um papel primordial no futuro desenvolvimento de um imenso leque de dispositivos”, diz.