19, maio, 2024
Com A Ajuda De Suas Irmãs

Com A Ajuda De Suas Irmãs

Com A Ajuda De Suas Irmãs 1

Os mosuo (em chinês: 摩梭, pinyin: Mósuō), bem como , moso, mosso ou musuo e denominados por eles mesmos, como pela, são uma etnia chinesa que habita as províncias de Yunnan e Sichuan (perto da fronteira com o Tibete). São por volta de quarenta 000 pessoas, e a maioria mora pela localidade de Yongning e o lago Lugu.

Lijiang e seus arredores e são considerados uma etnia diferenciado. Os mosuo praticam tradicionalmente uma economia de subsistência, baseada pela agricultura, pecuária e comércio locais, bem que se está dando uma mudança rápida para uma economia moderna de consumo. A singular suporte social e as paisagens atrações da localidade bem como têm levado um destaque do turismo, um desenvolvimento que tem causado mudanças pela cultura e modos de existência.

Na população mosuo as mulheres são as proprietárias da terra e dos bens familiares. A herança é transmitida de mãe para filha. Os homens vivem na residência de tua mãe e tuas irmãs. O sobrenome da mulher identifica os laços de sangue e a linhagem familiar. Em cada uma das famílias existe um “chefe de família” ou “matriarca” e é a figura do mais alto nível dentro de cada clã.

A única figura masculina que tem um papel de destaque é o irmão da mãe. Com a auxílio de tuas irmãs, a cabeça de família cuida dos tópicos domésticos, econômicos e sociais do clã; é a administradora de todos os bens: a moradia, as terras e a agricultura. Os homens se encarregam da pecuária e da pesca. A morte de uma matriarca, o resto de participantes do clã resolvem outra mulher para ser a nova chefe de família, que habitualmente é a irmã mais velha. Os mosuo não constituem uma ginecocracia, em razão de as mulheres não possuem a autoridade política, mas apenas a autoridade familiar.

  • Identificador Allcinema de filme (P2465) (← links)
  • qual o atleta contratação para o teu partido? A Rafa Nadal
  • 369 boas festas
  • Irmão Isaías (1899-1936)
  • 06 10 2017
  • dois Vídeos musicais
  • sessenta e um Ver, pot modelo, Rei, Volta, 2006, pp. 397-404
  • Pedido de casamento preenchida

A nível político, delegam as responsabilidades de um homem, a quem elas eleitos anualmente. Entre os mosuo não existe o casamento como universidade. Não existe a moradia do casal, desta forma, os casais não vivem nem sequer se separam de suas respectivas famílias. Os pais continuam morando na residência materna, onde colaboram na criação de seus sobrinhos.

Os filhos permanecem em residência da mãe. Quando as crianças cumprem quatrorze anos, o pai lhes entrega um presente, normalmente dinheiro, e celebra-se uma festa em que recebem um espaço próprio dentro da residência de teu clã.

A partir dessa idade têm autonomia pra convidar quem quiserem elas para passar a noite com elas. A cultura Mosuo é predominantemente agrária, o trabalho baseia-se em tarefas agrícolas, tais como a fabricação de gado (yak, búfalos de água, ovelhas, cabras, aves) e o cultivo incluindo os cereais e as batatas. As pessoas são em grande quantidade auto-suficientes pela dieta, cultivando o suficiente para satisfazer tuas necessidades diárias. A carne é uma parte primordial de tua dieta e, como falta de refrigeração, a carne é preservada por meio salgados ou fumados.

Os Mosuo são conhecidos por tua carne de porco conservada, que pode ser mantido ao longo de dez anos ou mais. Produzem uma bebida alcoólica recinto feita de grãos, chamada sulima, que é aproximado ao vinho potente. Sulima bebem regularmente e, normalmente, é oferecido a cada um dos convidados e em cerimônias e festivais.

As economias locais tendem a ser baseadas em troca. Entretanto, uma superior interação com o universo exterior a um efeito em uma maior utilização de um sistema de comércio fundado em dinheiro. 150-200 por ano), o que resulta em restrições financeiras no momento em que se precisa de dinheiro pra atividades como educação ou viagens. Foi posto eletricidade pela maioria das comunidades de Mosuo, entretanto novas aldeias ainda não têm energia elétrica. As casas Mosuo consistem em 4 estruturas retangulares dispostas numa praça, em torno de um pátio central.